quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dá que pensar....


Na segunda-feira passada, numa tarde que parecia habitual, uma professora prosseguia com a sua aula na biblioteca da escola. No fundo, tinha levado os seus alunos para a zona multimédia, para que pudessem utilizar os computadores e fazer uma aula interactiva, onde se pudessem divertir um pouco. Tudo corria bem, até chegar alguém à sala, com um aviso que lhe estragaria a tarde e a deixaria em pânico. Ao chegar a casa, pela hora do almoço, a filha desta professora tinha cumprido o seu ritual, almoçar e a seguir fazer as suas coisas. Costumava contar diariamente com a companhia do seu avô materno, mas quando se apercebeu, durante um momento seu, de distracção, o avô tinha saído de casa. Qual o problema? O senhor é doente de Alzheimer e saiu sem saber para onde. Toda a gente ficou em pânico. A professora, que habitualmente transparecia calma nas suas aulas, chorava compulsivamente, a situação era demasiado má para se conseguir conter. O ridículo disto tudo, foi que o senhor tinha levado o telemóvel no bolso e quando a filha lhe telefonou e ouviu a sua voz do outro lado, o alívio foi grande, ainda que se desvanecesse muito rapidamente.
- "Pai, onde está? Para onde foi?
- Não sei filha. Não sei onde estou.
- Mas o pai não consegue saber onde está? Nunca se lembra de ter passado onde se encontra?
- Não filha, fui andando e vim aqui parar, mas não sei onde estou."
Foi mau de mais, o pânico desta professora era evidente, soluçava sem parar. Não consigo imaginar a aflição desta família durante as buscas para encontrar este familiar. Pelo que sei encontraram-no ao final do dia.
Não estive nesta aula, nem assisti à situação, mas conheço a professora e a sua filha e fiquei com muita pena delas. E mesmo que não as conhecesse, lamentaria à mesma. Dá que pensar não dá?

7 comentários:

  1. Dá mesmo que pensar apesar de eu não gostar de perspectivar um futuro a tão longo prazo a verdade é que Alzheimer e outras doenças associadas a idosos são bastante frequentes e não podem ser encaradas de ânimo leve :x aii, imagino o aperto desta família ! * beijinho

    ResponderEliminar
  2. Já tive uma bisavó nessa situação e é sem dúvida algo que nos torna um pouco desnorteados. Eu ponho-me é a imaginar o que será de mim se algum dia assim ficar. Na nossa cabeça estamos bem, criamos o nosso mundo idílico mas, nos momentos de lucidez, vimos que andamos enganados. Não fazemos ideia da aflição concerteza...

    :S

    ResponderEliminar
  3. Pois é Shell, são doenças importantes e que devem ter uma atenção muito particular. Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Pois é Hysteria, também tenho medo de algum dia ficar assim, ainda que não pense muito nisso. Tal como diz a Shell, ainda não perspectivei tão profundamente acerca do meu futuro. Mas tens razão, não devemos mesmo fazer ideia da aflição que se sente.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que o Senhor tinha o telemóvel com ele, caso contrário a angústia dessa família poderia prolongar-se por dias.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Sim, por um lado foi bom, Deia, mas também não ajudou de muito. Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Só de pensar até fico arrepiada. Que sentimento de impotência que a família sentiu. Ai!

    ResponderEliminar