sábado, 29 de janeiro de 2011

O meu sábado

Acordei muito tarde, quando me levantei já eram 13 horas. E a casa estava em silêncio. Não sei porquê, mas gosto da sensação de silêncio quando acordo. Parece uma redoma que me envolve nos primeiros momentos do dia. E se era bom que ela sempre existisse, tendo em conta o meu mau humor matinal. Depois comi qualquer coisa, pus-me a ver tv e quando dei por mim, já eram 14h30m, vesti-me à pressa, almocei em mais ou menos 5 minutos e fui a correr dar catequese. Cheguei lá já passavam das 15 horas. Encontrei os meus miúdos sentados nos bancos do jardim, ao sol. Pediram-me para ficarmos ali e eu acedi. Estivemos a falar de Moisés, dando continuidade ao tema do fim-de-semana passado. E depois no tempo que restou, estivemos simplesmente a falar, sobre eles, sobre aquilo que eles quisessem falar. Mais do que catequista deles, sou um amigo, como lhes digo e eles sabem-no. Gosto muito daquelas crianças. Hoje arrancaram-me umas valentes gargalhadas, têm com cada saída, que é impossível resistir-lhes. E eu também estou a sempre a brincar com eles, exceptuando quando lhes dou uns ralhetes, que às vezes também fazem falta. Resumindo, são os meus meninos, alguns deles começaram comigo ainda tinham 5 anos e nem sabiam escrever e hoje, já andam no 5.º e 6.º ano. :)))
Depois da catequese vim para casa, estive a ouvir musica, liguei o computador e vim à internet, estive à procura de receitas, e entre elas, retirei o melhor de todas elas e compus a minha própria receita. A intuição é a base da cozinha, a receita é apenas um guia. É a minha opinião. Quem não ousa juntar mais um ovo, retirar 150 gramas de açúcar e juntar mais 3 colheres de sopa de leite, não imprime uma verdadeira paixão, naquilo que cozinha.
Escolhi o bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Ao início, pensei que se o bolo saísse bem, se calhar ficava por ali. Mas há medida que o bolo ia cozendo e eu ia esperando, sentia que não podia ficar a meio. Tinha que ousar. E assim foi. Li quase umas sete propostas de receita para a cobertura. Peguei numa. Mas sabem que mais? Intuição - foi a receita! Pus mais uma colher de sopa de manteiga, o dobro do leite, e mais umas 100 gramas de chocolate em pó. Pareceu-me que aquilo ia dar para o torto, ao início, ficou tudo demasiado líquido. Eu eu só pensava "Isto parece leite com chocolate, nunca sairá daqui a cobertura de um bolo!", no entanto, com o passar do tempo, o creme foi engrossando. Deixei ferver o creme durante uns bons minutos, acho que é o truque, e saiu perfeito. Aveludado, espesso, mas não demasiado. Barrei o bolo com o chocolate e confesso que me pareceu um patifaria partir aquele bolo, depois de todo este trabalho. Mas claro que depois do jantar, fui prová-lo e adorei. Está muito bom. Modéstia à parte, de todos os bolos que já fiz e já são alguns, este foi o que saiu melhor.
Por fim, revi parte de um filme que eu ADORO e que por acaso me inspirou para a cozinha - Julie&Julia. Vejam, a sério, o filme é muito muito bom! A Meryl Streep está MARAVILHOSA neste filme.
Agora meus amigos, vou dormir que já é muito tarde. Amanhã espera-me um dia mais chato, um dia de estudo. Mas não me posso queixar, este fim-de-semana tem sido muito bom. Beijinhos e abraços.

2 comentários:

  1. Tens que ver o filme "No Reservations", com a Catherine Zeta-Jones, acho que vais adorar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ok, Mysterious. Como um bom devorador de cinema, já anotei o nome do filme. Beijinhos.

    ResponderEliminar