segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fim-de-semana

Este fim-de-semana fui embora, rumei a sul como muitos portugueses fizeram e isolei-me do meu quotidiano e dos meus problemas, por uns dias, por momentos. Foi bom, deu para recuperar energias e para aumentar a boa disposição, deu para ter um novo olhar sobre os desafios que me esperam e para perceber que estou sistematicamente a subestimar-me. E quando assim é, nunca estamos muito bem. Como diz o meu irmão "só fazes mal a ti próprio" e eu percebi isso, que pior há para fazer a nós próprios do que não acreditarmos em nós, na nossa capacidade de vencer? Acredito que isto seja uma fase, aliás, sei que é uma fase, pois nunca fui uma pessoa de baixa auto-estima, mas neste momento ela anda baixinha. Apesar de tudo, sinto-me melhor e isso é que conta, pois desistir não faz parte das minhas opções!!!

4 comentários:

  1. "Desistir não faz parte das minhas opções". Não sei se concordo, Francisco. Desistir por não se ter vontade de lutar, desistir porque dá muito trabalho, desistir por ser mais fácil, desistir sabe-se lá porquê....são opções. De que talvez não gostes, mas que existem e são marcas de todos nós, os que não são deuses: desistes de estudar porque já não te apetece, desistes de ir a casa de x ou y porque te dá trabalho e nem gostas muito dele, desistes de montes de coisas diariamente. E de muitas coisas por que hoje te bates, vais desistir. Só não podes desistir das que te fazem ser quem és. E essas, vais ver, são muito poucas. Nós os jovens temos o hábito de pensar que nunca se desiste, eu também sou assim. Mas somos dos que mais desistem e dos que mais mudam. O que é bom. Quer dizer que não estamos velhos.

    ResponderEliminar
  2. Querido Francisco:

    Concordo com o anterior comentário. Também desistir pode ser sinal de sabedoria. Eu desisti de alguém, recentemente, que amei mais do que a mim durante anos a fio. Desisti para renascer. O que é fundamental na construção de seres mais felizes, com maior limiar de tolerância à frustação é o conhecimento dos limites. Esse conhecimento é fundamental para que se possa andar em frente e não cair no abismo. Um beijinho Francisco e ouve as palavras sábias do mano;)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo,

    Desistir é de facto uma opção, mas não é uma opção que eu deva tomar. Devemos seguir em frente, por mais que nos custe, desistir de tudo e ficar agarrado aos nossos medos e fantasmas só nos permite uma coisa - sofrer ainda mais.
    Claro que desisto de várias coisas diariamente, mas eu falo aqui em algo muito importante e aqui desistir não faz parte das minhas opções.

    ResponderEliminar
  4. Viviane

    Claro que desistir pode ser um sinal de sabedoria. Eu pertenci a um grupo que durante muitos anos ocupou a minha vida e a certa altura desisti e hoje digo que foi uma das melhores decisões da minha vida, pois fiz com que não sofresse mais e com que não destruísse as boas recordações que tinha de momentos passados. E tal como tu, também renasci, uma pessoa nova, mais sensata, mais consciente.
    Um grande beijinho e acredita que oiço essas palavras, de vez em quando.

    ResponderEliminar